Nossas Imagens
Olá, pessoas!
O texto Nossas Imagens, do filósofo Vilém Flusser, reforça a reflexão realizada pelo mesmo no documentário Imagem Televisiva e Espaço Político. A partir desta leitura e da discussão feita na última aula, é possível analisar melhor alguns questionamentos elaborados antes.
- Qual a relação dessa realidade com as redes sociais?
Acredito que Flusser está muito à frente de seu tempo quando afirma que a imagem que faz com que o evento aconteça, uma vez que as redes sociais são baseadas nessa condição. Se não fossem as imagens, a influência e relevância desse meio de comunicação, definitivamente não seriam as mesmas. Além do fato de que, muito dos conteúdos criados com a finalidade de divulgar nesses meios, só são desenvolvidos com esse propósito, o de gerar cada vez mais engajamento nas redes. Fotos e vídeos, muitas vezes, só são feitos para serem publicados. Assim, podemos observar quão próxima está a reflexão de Flusser com a realidade das redes sociais atualmente.
- A imagem ser o meio de fazer evento acontecer não seria algo positivo, uma vez que abrange um maior número de pessoas envolvidas?
Após refletir, cheguei a conclusão de que, apesar do que me pareceu à primeira vista, Flusser não faz um juízo de valor na forma como enxergamos a realidade, por meio da imagem ou da escrita linear. Ele não define como algo positivo ou negativo, apenas discute a ideia. Assim, pode ser que a imagem, da maneira como questionada, seja algo positivo, mas o filósofo apenas analisa o pensamento, cabendo ao individuo fazer suas próprias considerações.
Comentários
Postar um comentário